3 maiores erros que empresários cometem

Você saberia numerar os três maiores erros que cometidos por empresários?

 

 

Na série #comodaroprimeiropasso a Administrada dá dicas e sugestões que vão te ajudar a tomar a iniciativa que vai mudar a sua vida pessoal e profissional.

 

Se você está com a gente desde o primeiro post da série, já sabe que para ficar ligado basta entrar semanalmente aqui no blog ou enviar um e-mail dizendo "Quero mudar minha vida" para mkt@administrada.com.br. Você também pode conferir a série completa aqui.

 

Na sua opinião quais são os 3 maiores erros que os empresários cometem? Falta de liderança? Não saber lidar com os problemas do cotidiano? Falta de dinheiro?

 

A verdade é que os maiores erros estão relacionados à organização no início da vida da empresa. Erros simples podem ser fatais se não solucionados no tempo certo, e sem saber você pode estar cometendo-os em seu negócio. Quer descobrir quais são? Então vem com a gente!

 

1. Ausência de um plano estruturado de negócios

 

Muita gente não sabe a diferença entre um plano empresarial básico e um verdadeiro plano estruturado de negócios, que visa prospecções e crescimento da empresa alinhado com seu capital de giro. Com ele será muito mais fácil não cair em descrédito com seu conceito ou com o motivo pelo qual você começou seu negócio (Se ainda não começou e precisa encontrar seu motivo, leia esse post aqui).

Você pode fazer isso como no jogo Monopoly: trace em uma folha de papel A3 as casas pelas quais deve passar e o que é necessário para evoluir para os próximos objetivos. Não se esqueça de fazer uma análise SWOT a cada etapa para conhecer os pontos fortes e fracos de cada desafio, dessa forma você vários erros.

 

2. Não possuir uma reserva de emergência

 

Existem negócios que começam do zero, sem capital e se tornam impérios? Sim! Mas é importante estar prevenido para o caso de isso não acontecer. Tenha uma reserva de emergência ou capital de giro para conseguir manter um negócio funcionando sem se afundar em dívidas.

Para que um negócio passe a dar lucro é necessário tempo, e enquanto você trabalha para que isso aconteça, o maior erro que você pode cometer é não ter uma reserva para investir quando preciso, ou pior, para cobrir suas despesas ao final do mês.

A dica para evitar esse erro é programar-se muito bem antes de começar e buscar não dar um passo maior que a perna. Em alguns casos, é possível também conciliar um emprego fixo ao seu projeto pessoal até que ele passe a dar um bom retorno.

 

3. Falta de visão

 

A falta de visão é o pior erro que você pode cometer, principalmente se ela estiver alinhada a um marketing ruim, falta de estrutura de atendimento ao cliente e outros fatores determinantes. Desta forma seu negócio irá crescer lentamente ou até mesmo estagnar – havendo ainda a possibilidade de sua empresa se queimar no mercado. Para resolver isso, busque profissionais que entendam do seu negócio tanto quanto ou mais que você, contrate bons consultores de publicidade e marketing assim como gestores financeiros e procure ainda se atualizar e fazer cursos que se apliquem ao dia-a-dia do seu segmento.

 

Dessa forma, seu negócio não será enterrado pela falta de visão.

 

 

Você comete algum desses erros? Conte pra gente! Se esse post te ajudou, deixe nos comentários de nossas redes sociais.

FOLLOW US